AD Valongo/Colquímica vence Taça Continental

A AD Valongo/Colquímica conquistou, no passado domingo, pela primeira vez na sua história, a Taça Continental de Hóquei em Patins, depois de vencer a final, frente ao Trissino, por 1-2.

O cronometro marcava os 18 minutos, quando Rafa Bessa colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza italiana, convertendo com sucesso o penálti assinalado. A três minutos do fim da primeira parte, Diogo Abreu dilatou o marcador com um remate fortíssimo ao primeiro poste, colocando o marcador nos 0-2 ao intervalo.

Já na segunda parte, a equipa do Trissino ainda reduziu para 1-2, fazendo com que os últimos minutos da partida fossem frenéticos, contudo a equipa portuguesa conseguiu segurar o resultado, salientando a ajuda de Xano Edo na baliza, a negar constantemente o golo aos italianos.

No final da partida, o treinador da ADV, Edo Bosch, revelou que «sabíamos que o jogo se ia ganhar na defesa e, desde o primeiro ao último segundo, tivemos uma grande defesa». «Logicamente, na segunda parte, tivemos de sofrer porque sabíamos que o Trissino ia dar tudo por tudo para dar a volta e complicou-nos muito a vida, mas hoje eu disse: as táticas eram importantes, mas o coração e a vontade e o querer tinham de ser muito maiores. E foram».

«É um prémio para estes rapazes que trabalham todos os dias como nunca, como se fosse o último dia das suas vidas e merecem tudo. Para mim é um orgulho ser treinador desta equipa», concluiu.

Para o guardião da baliza valonguense, Xano Edo, esta conquista «é um sonho» e considerou que a equipa «já merecia, porque é um grupo muito trabalhador e, apesar de todas as dificuldades consegue sempre dar a volta. Tivemos uma viagem complicada, mas isso também serviu para nos dar força e conseguir conquistar a Continental».

Acrescentou, ainda, que a chave do sucesso desta vitória «é o grupo que temos. Somos um grupo jovem, com muita ambição. Queremos todos o mesmo e, mais que tudo, hoje somos uma família. Sabemos entender-nos, jogar entre todos, estamos sempre juntos e é essa a chave do sucesso da equipa, da vitória de hoje e de uma época gigante que vamos fazer».

A equipa portuguesa junta-se agora ao SL Benfica, Sporting CP, FC Porto/Fidelidade, OC Barcelos SAD e UD Oliveirense/Simoldes na lista de equipas portuguesas que já conquistaram a Taça Continental.