Casa do Povo de Sobreira continua na liderança da Associação Nacional de Clubes de Patinagem

A Assembleia-Geral Eleitoral da Associação Nacional de Clubes de Patinagem confirmou a eleição da única lista a sufrágio, uma lista de continuidade em relação aos órgãos sociais anteriores, na Assembleia Geral realizada a 9 de novembro, em Vila Nova de Famalicão.

Com todos os votos a favor, a AG reconduziu muitos dos órgãos sociais, atribuídos a clubes e não indivíduos, confirmando-se depois a indicação de cada um dos clubes para o representar no cargo. Desde logo, destaca-se a indicação de Rui Carvalho para a presidência da Direcção pela Casa do Povo de Sobreira, num cargo que ocupa desde 2012.

Fundada em 2009, a ANACP só conheceu a liderança da Casa do Povo da Sobreira, primeiro sob a responsabilidade de Vítor Soares, que esteve até 2012, e posteriormente, e até aos dias de hoje, por Rui Carvalho.

Destacando-se na promoção de eventos de Patinagem – e não só de Hóquei em Patins -, a ANACP ganhou visibilidade com a organização, desde 2016, da Elite Cup, que se propõe reunir na pré-temporada os oito melhores classificados da I Divisão da temporada anterior.

Os órgãos sociais, num mandato até 2022, e os respectivos representantes, serão os seguintes:
Assembleia Geral
Presidente: Associação Desportiva Os Limianos: Adriano Martins
Secretário: Sporting de Tomar: Paulo Beirante
Relator: Associação Académica de Coimbra: Cristina Oliveira
Direcção
Presidente: Casa do Povo de Sobreira: Rui Carvalho
Vice-Presidente: Futebol Clube do Porto: Sousa Ribeiro
Tesoureiro: Famalicense Atlético Clube: Nuno Neves
Secretário: Sporting Clube de Portugal: Gilberto Borges
Vogal: Hóquei Clube da Mealhada: Jorge Coimbra
Conselho Fiscal
Presidente: Juventude de Viana: Rui Natário
Secretário: Associação Desportiva de Valongo: João Almeida
Vogal: Clube Académico da Feira: Amadeu Pinto

Peso Institucional junto da Federação de Patinagem de Portugal
Num universo possível de 61 delegados com direito a voto nas AGs da FPP, a ANACP tem um peso significativo, podendo indicar 21, o que representa 35% do total.
Ao contrário de outras associações, a ANACP tem como seus sócios – e orgãos - os próprios clubes, que indicam os seus representantes.
13 dos 14 clubes, (falta o Marinhense), disputam o Campeonato Nacional da I Divisão de Hóquei em Patins são associados da ANACP.