Elite Cup de Hóquei em Patins 2021
As oito melhores equipas do hóquei em patins português vão medir forças em Tomar, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar nos dias 10, 11 e 12 de setembro, para conquistar o troféu relativo à 5.ª edição da Elite Cup.
Ainda com o título nacional por decidir, a presença dos 8 clubes participantes desta 5º edição, ficou definida na classificação da fase regular: Futebol Clube do Porto (vencedor da última edição da Elite Cup), Sporting Clube de Portugal (campeão europeu em título), Óquei Clube de Barcelos, Sport Lisboa e Benfica, União Desportiva Oliveirense, Sporting Clube de Tomar, Associação Desportiva de Valongo e Associação Juventude de Viana, serão os clubes em disputa pelo troféu da Elite Cup 2021.
Depois de um interregno forçado em 2020, fruto da situação pandémica que todos vivemos, a competição reunirá muitos dos mais cotados hoquistas da atualidade, surgindo novamente no calendário como o principal troféu de arranque de época, este ano com a novidade de ser uma prova oficial e constante nos calendários oficiais nacionais e internacionais. A Cidade de Tomar irá acolher esta nova edição do mais prestigiado torneio de clubes nacional, assumindo-se como a Capital do Hóquei Patins.
Para Anabela Freitas, presidente da autarquia anfitriã da Elite Cup considera que “A Elite Cup é o mais prestigiado evento de clubes da modalidade de Hóquei Patins e faz todo o sentido que aqui tenha a sua sede. Somos uma cidade de Hóquei e será possível, acredito que sim, possibilitar a todos os Nabantinos/Tomarenses assistir ao vivo ao melhor hóquei nacional. Depois é uma oportunidade para mostrar as condições únicas que temos em Tomar, quer nas condições para a prática desportiva, quer nas condições que temos no acolhimento e lazer de excelência, que permite assegurar a força da nossa pretensão, tornar Tomar a Capital do Hóquei Patins. Também não nos podemos esquecer da forte promoção e divulgação prévia e durante o evento, que irá colocar Tomar no centro de todas as atenções e pela positiva, pelo desafio e pela mensagem positiva que passamos, que neste momento é importante dar este sinal de vitalidade. Tenho a certeza que é uma aposta certa e que será um grande sucesso organizativo e desportivo”.
Para o Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, “a Elite Cup sempre foi uma prova de início de época que permite a potencialização da pré-época desportiva, em modo competitivo de nível superior. Este ano e também pelo reconhecimento da sua importância no calendário nacional, assumimos a oficialização da mesma, o que estou certo, permitirá ainda dar mais destaque e importância a este evento. Estou certo que esta competição vai cumprir os objetivos de todos os seus intervenientes e que se irá jogar sempre dentro do espírito da ética e do fair-play.”
Para o Presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem, Joaquim Sousa Ribeiro, “era muito importante realizarmos este evento este ano, especialmente depois do interregno forçado que tivemos. Trata-se de uma prova de excelência, de referência nacional e internacional, assumindo-se como o troféu de abertura de época. Este ano, com a oficialização do evento por parte da Federação de Patinagem de Portugal, conseguimos concretizar mais este importante e desejado desiderato. Desejo que seja um excelente torneio, competitivo e que seja uma excelente jornada de promoção da modalidade, da qual somos campeões do mundo, e especialmente nesta cidade que vive o Hóquei e que tem tudo para se assumir como a Capital do Hóquei Patins.”
Com o sucesso reconhecido na organização da 4ª edição da Elite Cup, a empresa Sigma Stars volta a organizar este prestigiado evento e para Paulo Jorge, administrador da Sigma Stars, “a Elite Cup é um enorme e desafiante projecto organizativo com a chancela Sigma Stars. Trata-se de um evento onde temos os melhores do mundo a competir, numa cidade que respira Hóquei e assume o desejo de ser a Capital do Hóquei em Patins. Só podemos agradecer à Srª Presidente Anabela Freitas pela aposta no projecto e por acreditar em todo o trabalho que tem sido desenvolvido. Acreditamos que esta será a melhor edição de sempre da Elite Cup, no melhor local, com as melhores equipas, com os melhores atletas e com os melhores parceiros.”
O sorteio irá realizar-se no dia 1 de setembro, na cidade de Tomar, na conferência de imprensa de lançamento do evento. O modelo do sorteio será semelhante ao usado em 2019, com dois potes de 4 equipas cada. Num pote os 4 primeiros classificados e cabeças de série e no segundo pote, os clubes classificados do 5º ao 8º lugar, do campeonato nacional 2020/2021. O sorteio definirá o emparelhamento das equipas e respetivos jogos. O Horário será o seguinte:
Sexta-feira, 10 de setembro
Jogo 1: 10h00: Equipa Pote 1(1º Classificado) vs Equipa Pote 2
Jogo 2: 14h00: Equipa Pote 1(2º Classificado) vs Equipa Pote 2
Jogo 3: 18h00: Equipa Pote 1(3º Classificado) vs Equipa Pote 2
Jogo 4: 21h00: Equipa Pote 1(4º Classificado) vs Equipa Pote 2
Sábado, 11 de setembro
Jogo 5: 10h00: Equipa Vencida Jogo 1 vs Equipa Vencida Jogo 3
Jogo 6: 14h00: Equipa Vencida Jogo 2 vs Equipa Vencida Jogo 4
Jogo 7: 18h00: Equipa Vencedora Jogo 1 vs Equipa vencedora Jogo 3 | 1ª Meia-Final
Jogo 8: 21h00: Equipa Vencedora Jogo 2 vs Equipa vencedora Jogo 4 | 2ª Meia-Final
Domingo, 12 de setembro
Jogo 9: 09h00: Equipa Vencida Jogo 5 vs Equipa Vencida Jogo 6 | 7º e 8º classificado
Jogo 10: 11h00: Equipa Vencedora Jogo 5 vs Equipa Vencedora Jogo 6 | 5º e 6º classificado
Jogo 11: 13h00: Equipa Vencida Jogo 7 vs Equipa vencida Jogo 8 | 3º e 4º classificado
Jogo 12: 16h00: Equipa Vencedora Jogo 7 vs Equipa vencedora Jogo 8 | Final | 1º e 2º classificado
Bilhetes em breve à venda, mais informações nos sites oficiais do evento:
www.elitecup.pt
www.cm-tomar.pt