Intervenção na Assembleia da FPP

Intervenção do Presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem na Assembleia da Federação de Patinagem de Portugal realizada no dia 31 de outubro de 2015.

Esclarecimento e análise de assuntos de interesse da Patinagem.

1. Votos de louvor pelas conquistas das Supertaças ao Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica e pelas medalhas aos atletas da Patinagem Artística

2. Congratular o empenho da FPP no processo de filiação de um novo clube no Seixal

3. Papel das Associações
a. Salientar a importância da cooperação e provas conjuntas das Associações nos Campeonatos Jovens
b. Congratulação pelos Protocolos de Cooperação a serem assinados entre a ANACP e a APCoimbra e APAveiro

4. Ausência de resposta aos clubes
a. Dar conta que a FPP deve responder aos clubes e associações. É importantíssimo que exista uma plataforma de diálogo entre todos os agentes envolvidos.

Hóquei em Patins

1. Questões relacionadas com o melhoramento do Hóquei em Patins:
a. Boletim Electrónico

b. Parabenizar a aquisição de uma nova Assessoria de Imprensa na FPP

c. Site da Federação de Patinagem de Portugal

d. All Star Game:
Se anteciparem no Planeamento a 23ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 7 de Maio para 30 de abril, permite que o All Star Game seja a 18 de Junho.

e. Filmagem dos jogos, regulamentar a permissão do clube visitante filmar os jogos

2. Arbitragem: Torneios de Pré - época:
a. Parabenizar a criação de uma taxa única e solicitar a redução da mesma taxa, uma vez que, os torneios de pré - época servem para que as equipas e os próprios árbitros estejam em boa forma para as competições oficiais.

3. Transferências:
É urgente para o crescimento da modalidade a revisão das taxas de transferência. Se a nova lei de bases veio abrir que atletas até 14 anos circulem livremente sem que os próprios clubes possam ter um papel decisor. É importante fazer uma revisão aos valores pagos em sub17, sub20.
A ANACP defende a criação de valores para o clube formador. Definir um valor anual a reverter para clubes formadores. Exemplo: (50€) Jogador A formado no Clube AA transfere-se para o Clube BB. Está inscrito à 5 épocas no clube AA. Clube BB pagaria 250€ (50%FPP, 10%APP Local, 40%Clube Formador). Valor que ficaria em conta corrente para inscrições no próximo ano.
Outra das medidas que pretendemos ver implementada é a do período de transferências.
1º Espaço de Transferências: 1 de Agosto a 5 de Setembro
2º Espaço de Transferências: 2 de Janeiro a 15 de Janeiro.
Jogadores Livres e Novas Inscrições podem ser inscritos a qualquer altura

4. FIRS e CERS:
a. É importante que os delegados da Assembleia da FPP tenham conhecimento dos assuntos debatidos nas Assembleias da FIRS e da CERS.

5. Competições Europeias:
a. Perceber qual o objetivo. Os clubes pagam taxas de inscrição, taxas de arbitragem, alojamento e deslocações e no final, o vencedor apenas ganha um troféu.

6. Disponibilização dos jogos na plataforma da FPP:
a. Ausência de jogos, em 3 jornadas do campeonato faltam já cerca de 4/5 jogos.

Patinagem de Velocidade

1. Convocatória Mundial
a. Perceber quais os critérios do seleccionador e as razões das petições públicas e comunicações enviadas para as Associações.

Notas finais
Total disponibilidade para firmar novos protocolos de cooperação com Associações de Patinagem para o desenvolvimento de atividades em conjunto como o Mini Hóquei.